Você já contratou um colaborador que possuía o currículo perfeito, e quebrou a cara com a sua performance? A sua equipe é cheia de conhecimento técnico, mas sem traquejo algum na hora de vender? É para impedir que situações assim aconteçam que conceitos como hard skill e soft skill existem.
Os termos hard skill e soft skill envolvem tanto as competências e conhecimentos técnicos que a área de atuação exige, como também as habilidades sociais e emocionais que podem ser colocadas em prática na rotina da equipe ou em situações emergenciais.
Afinal de contas, se você quer que a sua equipe possua um alto desempenho nos negócios, é necessário desenvolver um mapeamento de competências que considere talentos específicos, acadêmicos, mas também aqueles que não são técnicos.
Separar o tipo de aptidão que cada profissional apresenta e potencializá-las é a maneira mais acertada de criar um time variado, plural e saudável, capaz de atuar de forma colaborativa, onde a qualidade de um colaborador complementa aquilo que falta no outro colaborador.
Quer saber mais? No artigo de hoje, nós iremos entender melhor o que é hard skill e soft skill, por que os conceitos são tão importantes para a sua empresa, quais são as suas diferenças e as mais procuradas dentro do mercado de trabalho.
O que são Hard Skills?
As Hard Skills são habilidades e conhecimentos técnicos que o seu colaborador aprendeu em cursos, formações acadêmicas ou treinamentos que ainda participa. Elas servem para preencher os requisitos de um determinado cargo disponível ou profissão.
O meu objetivo não é desmerecer as hard skills, longe de mim, todos nós sabemos que o conhecimento técnico acumulado por um bom profissional é necessário para que o trabalho seja desempenhado com seriedade e eficiência.
Mas, as habilidades e conhecimentos técnicos que são essenciais para o mercado de trabalho, hoje em dia, não são mais o único critério de avaliação. As empresas buscam colaboradores que tenham, sim, uma boa formação, mas também habilidades comportamentais que combinem com os objetivos de cada negócio.
Hard Skills mais procuradas
Ter em sua equipe de colaboradores que possuem todas as habilidades técnicas necessárias é, sem dúvida alguma, um grande diferencial que sua empresa pode ter dos serviços que são oferecidos pela concorrência.
Sendo assim, investigue no processo seletivo se os candidatos apresentam os conhecimentos acadêmicos necessários ao cargo disponível.
Normalmente, esses conhecimentos podem ser observados e avaliados por meio de testes específicos ou uma entrevista direcionada ao campo de atuação do seu colaborador, que coloca em questão os procedimentos recomendados para cada situação.
Mas, o que podemos considerar como hard skill? Conheça agora as habilidades técnicas mais procuradas pelo mercado de trabalho:
- Habilidades em ferramentas de design
- Conhecimentos em ferramentas específicas, por exemplo: Excel ou Powerpoint
- Fluência em um idioma estrangeiro
- Gestão de projetos
- Mecânica de motores
- Programação
- Domínio de PHP
- Gestão de pessoas
- Operação de máquinas
Percebeu que todos os conhecimentos descritos são, de fato, importantes para o bom funcionamento de uma empresa? O colaborador precisa colaborar – e colaborar bem, caso contrário a própria forma como o chamamos perde o seu sentido.
Ainda assim, para que o seu funcionário possa colaborar da melhor maneira para o funcionamento do seu negócio, ele precisa desenvolver também suas habilidades pessoais.
É preciso haver um equilíbrio entre Hard skill e Soft skill. Apenas alcançando esse equilíbrio, a sua equipe vai conseguir pôr em prática toda a técnica ao mesmo tempo que encanta o cliente e aumenta a performance.
O que são Soft Skills?
As soft skills são as habilidades psicológicas e emocionais dos seus colaboradores, que incluem o conhecimento para lidar bem com as relações interpessoais, mantendo o espírito de equipe vivo; e a capacidade de ver e compreender um problema sob diversos ângulos, oferecendo uma visão mais ampla do ocorrido.
Ao contrário das hard skills, elas não são habilidades ou conhecimentos técnicos e acadêmicos, mas atributos pessoais que colaboram no enfrentamento a desafios diários que toda empresa enfrenta, e aprimoram as relações entre colaboradores, terceirizados e clientes.
As soft skills são avaliadas durante o processo de contratação por meio de entrevistas comportamentais, questionários de personalidade e, às vezes, jogos ou exercícios que simulam situações enfrentadas durante o período de serviço.
Essas são estratégias que permitem recrutadores ou profissionais do setor de Recursos Humanos observarem como os candidatos interagem em situações colaborativas, encaram problemas rotineiros e gerenciam conflitos, destacando suas capacidades de comunicação, persuasão, liderança e trabalho em equipe.
Soft Skills mais procuradas
Entre as soft skills mais procuradas e admiradas pelos recrutadores, devido a transformação positiva que causam no ambiente de trabalho, destacam-se:
- Boa comunicação
- Proatividade
- Capacidade de adaptação
- Mediação e resolução de conflitos
- Liderança
- Confiança
- Criatividade
- Organização
- Persuasão
Para avaliar as soft skills de um candidato durante a etapa de seleção, apresente algumas situações e o questione, ainda na entrevista, o que ele faria diante dos cenários ou acontecimentos apresentados.
Outra recomendação importante é a busca pelo desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da sua equipe, a fim de que as suas qualidades sejam potencializadas ou as suas dificuldades sejam corrigidas. Antes de colocar novos integrantes no seu time, o certo é “arrumar a casa”. Concorda?
É possível desenvolver habilidades em Soft Skills?
Hard skill e Soft skill não são habilidades determinadas no dia do nascimento, que são distribuídas ao acaso para algumas pessoas. Candidato algum é predestinado a ser um bom comunicador, alguém capaz de convencer todos os clientes difíceis do mundo.
As Soft Skills podem ser aprendidas e desenvolvidas pelos colaboradores que buscam atuações mais eficientes em suas tarefas diárias e relações profissionais. Na verdade, elas não apenas podem ser aprendidas como o interesse nelas deve ser fortemente incentivado pela empresa.
O seu colaborador sem jeito, que sempre fala baixo e odeia ser o centro das atenções, mas conhece o produto como ninguém, pode aprender algumas técnicas de persuasão e rebater todos os argumentos daquele cliente que pensa saber de tudo. Já pensou? Um grande vendedor pode estar adormecido ali, só precisando de um incentivo.
Por que Hard Skill e Soft Skill aumentam os resultados?
Preocupar-se com Hard Skill e Soft Skill é garantir que os colaboradores terão todas as suas capacidades bem desenvolvidas e bem aplicadas para a boa relação entre todas as partes da empresa e, é claro, para a sua lucratividade.
Em um mercado competitivo como o nosso, onde a concorrência torce por um tropeço seu, uma equipe que equilibra todas as habilidades necessárias, hard skill e soft skill, significa:
Atendimentos atenciosos, persuasivos, que respondem às dúvidas dos clientes, e serviços que atendem às necessidades dos contratantes.
“Pessoas compram de pessoas” é uma frase que nunca sai de moda. Por melhor que seja o produto ou serviço que você oferece, sem colaboradores que saibam expressar todas as qualidades com segurança e fluidez para o seu cliente, todas as vantagens que você oferece permanecerão escondidas, mantidas em segredo.
Sem uma equipe de colaboradores unidos, que compreendem a razão de estarem ali e não permitem que problemas pessoais afetem o desempenho profissional, é impossível esperar que os seus compradores queiram retornar ou fiquem à vontade no seu estabelecimento.
Cuidar para que seus colaboradores criem e desenvolvam as suas hard skill e soft skill é a garantia de que o seu negócio será conhecido por atendimentos exemplares, vendas assertivas, boas recomendações e fidelização de clientes.
Quais as vantagens de ter um time bem formado em Hard Skill e Soft Skill?
Hoje em dia, não basta equilibrar as finanças e organizar os processos. Os tempos são outros! Para conseguir sucesso nos negócios, é preciso garantir que todos os seus colaboradores sejam reconhecidos, tenham suas habilidades desenvolvidas, e investir em boas práticas de gestão.
Afinal de contas, apenas em um ambiente de trabalho saudável os seus colaboradores se sentirão mais engajados no seu propósito, mais produtivos em suas funções e mais inovadores na hora de solucionar problemas.
Não acredita? Segundo a Universidade de Warwick, colaboradores confiantes e satisfeitos com as empresas que representam são 12% mais produtivos, o que interfere diretamente no desempenho financeiro delas.
Colaboradores + Treinamento = Colaboradores produtivos.
Colaboradores produtivos = Lucro.
E se você acha que, no seu caso, as coisas são diferentes e que estou escrevendo besteiras, saiba que o State of the Global Workplace, do Instituto Gallup, comprovou que apenas 15% dos colaboradores do mundo se sentem verdadeiramente engajados em seus trabalhos.
O que estou querendo dizer com isso? Os dados comprovam que 85% dos seus colaboradores podem ter seu potencial desperdiçado.
Vendedores imbatíveis, negociadores que nunca perdem, líderes que sonham em conquistar novos territórios para a sua empresa, estão adormecidos, perambulando pelos corredores do seu negócio sem oferecer tudo o que poderiam porque não tiveram seus talentos vistos ou melhorados. |
Como melhorar a Soft Skill dos profissionais do seu time?
Agora que você já entendeu a importância de considerar bem a hard skill e soft skill da sua equipe, duas opções surgem bem diante dos seus olhos:
1) Ignorar todos os conselhos, abrir mão de colaboradores mais engajados no seu negócio e rasgar dinheiro.
2) Aceitar que profissionais bem treinados rendem mais e geram lucros maiores.
Nós não precisamos de muita conversa para que eu saiba que você quer ver o seu negócio crescendo e lucrando bem. Apenas precisamos deixar algo muito claro: a melhor maneira de ganhar dinheiro é investindo no desenvolvimento dos seus colaboradores.
Quer saber como você pode melhorar as habilidades dos seus profissionais? Eu estou aqui para te dar uma mãozinha! Clique aqui para conhecer todos os meus cursos e descobrir como você pode desenvolver a criatividade dos seus colaboradores, tornar os seus discursos mais irresistíveis e, com storytelling, fazer com que a sua marca esteja mais conectada com o público.